DANDELYAN

Já se devem ter apercebido que nos inspiramos um bocadinho em todos os ambientes. Desde a padaria onde compramos pão diariamente ao bar onde encontramos os amigos. Neste caso, este bar não faz propriamente parte do nosso roteiro de fim-de-semana, mas só não o faz porque não vivemos em Londres.

Dandelyan é o bar do Hotel Mondrian localizado junto ao rio Thames. O design de todo o edifício ficou a cargo de Tom Dixon Design Research Studio que transformou um antigo edifício de escritórios dos anos 70 de Warren Plater, arquitecto americano, num luxuoso hotel.

Devido à sua localização e à forma como a linha do edifício toca na água, a inspiração para todo o projecto foi transportar o glamour das viagens de cruzeiro transatlânticas para este hotel. A inspiração art-deco, transporta-nos para luxuosas gerações passadas. Dandelyan, localizado no piso térreo do hotel apresenta um ambiente sereno e irreverente ao mesmo tempo. Os bancos em pele cor-de-rosa coexistem com as paredes pintadas de verde, com as mesas espelhadas e com os veludos dos cadeirões. O mármore verde ergue-se no bar misturando-se com o metal dourado.

Numa lógica de unificação do espaço, temos o statement da instalação luminosa, elemento de extrema sofisticação e que encerra o espaço em si próprio.

P.S.: Não menos importante de mencionar é que o Dandelyan ganhou o prémio de melhor bar de cocktails de 2017. Por isso, se andarem pela capital londrina matem a curiosidade e dêem lá um salto!