DEEPDENE HOUSE

A casa que vamos apresentar a seguir é um daqueles projectos que aparecem de vez em quando e fazem os nossos olhos brilhar - consegue transgredir as normas da arquitectura corrente, consagrar o passado e integrar-se lindamente ao seu contexto.

Situada num subúrbio eduardiano de Melbourne, Austrália, onde as chaminés e telhados se misturam com o verde das árvores, a Deepdene House foi construída com o objetivo de compor esta paisagem. Para tal, o estúdio de arquitectura Kennedy Nolan voltou-se para o movimento Arts and Crafts e para a sua filosofia proto-modernista para atingir o equilíbrio entre o contexto e o desejo moderno dos próprios arquitectos.

A resposta encontrada por Kennedy Nolan é uma combinação entre materiais artesanais e formas decorativas e expressivas.

A Deepdene House foi construída para substituir a sua antiga moradia neste mesmo local. Após o crescimento da família para um total de sete pessoas, a casa já não tinha possibilidades de abrigar todos os seus habitantes. Assim sendo, para dar resposta às novas necessidades, o novo projecto divide-se em duas grandes áreas - a casa social e a casa privada - que se conecta através de um corredor. A primeira, situada à frente do terreno e com só um piso, é onde estão localizadas as salas de estar e jantar. No fundo do lote está a casa privada onde os quartos e uma sala íntima são divididos entre dois pisos.

O tratamento da área exterior também não deixa a desejar. O jardim distancia-se da rua através de painéis de tijolo e madeira. Estes, além de comporem uma leitura mais gráfica do alçado, criam um espaço perfeito para convívios familiares.