Sabemos que a decisão de trazer um bebé para o mundo é um pouco assustadora. São muitas as mudanças na nossa vida e na nossa casa, a responsabilidade e etc. Contudo, para aliviar a tensão, preparámos um pequeno guia para auxiliar os novos papás e mamãs a criar um quartinho de bebé que seja um verdadeiro happy place!

1º Passo: Defina o estilo ou tema

Antes de começar a comprar peças para o quarto do seu bebé, pense em como imagina este espaço – clássico ou minimalista, cores claras ou vibrantes, ou ainda um quarto de princesa ou barco pirata. Este é o momento para criar um plano de ação e definir a ideia que quer passar para este espaço.

2º Passo: As Peças-chave

São três os elementos que não podem faltar num quarto de bebé: o berço, o trocador e a estação de amamentação.

  • Berço: Até pode parecer uma peça um pouco temporária, mas não precisa ser! Existem berços que evoluem com a criança e podem ser utilizadas até aos 3 anos. Ainda assim, além da estética existem muitas coisas a considerar quando se compra um berço como a segurança, a versatilidade e, caso pense em ter mais filhos, a possibilidade de reutilização. Selecionamos algumas peças mais funcionais e outras mais decorativas, mas todas com muita personalidade!

  • Trocador: Aqui está uma peça fundamental em qualquer quarto. O trocador será, por muito tempo, o local mais utilizado do quarto do bebé. Neste caso, não deixe de lado a funcionalidade! Todo o processo de trocar fraldas, vestir, limpar, deve ser garantido aqui. Além de espaço para a roupa, fraldas e produtos de higiene, tente deixar um espaço (cesto ou gaveta) para arrumar a roupa suja. Nota: não esqueça que uma lata de lixo deverá estar sempre à mão!

  • Estação de amamentação: Nada melhor do que ter um espaço tranquilo, distante dos problemas do mundo e confortável para amamentar. Na hora de escolher um cadeirão para o quartinho, faça uma escolha consciente! Ainda assim, chamamos esta seção de estação porque este espaço não é só sobre a cadeira. Como no trocador, aqui também convêm ter tudo à mão. Considere ter por perto uma pequena estante para livros, uma superfície para pousar uma garrafa de água e um candeeiro.

3º Passo: Segurança

Não esqueça de preparar a sua casa para a chegada do seu bebé. Pode parecer um pouco exagerado mas, quando vemos eles já estão a mexer-se por aí e será mais fácil ter todo o material em casa. Aparafuse cômodas e as peças de mobiliário mais altas à parede, pense numa solução para as suas janelas e varandas e não esqueça das pequenas peças soltas que têm espalhadas pela casa. As peças de proteção para tomadas, gavetas e cantos estão a venda em todos as grandes superfícies. Não deixe para a última hora.

4º Passo: Iluminação

Controlar a iluminação no quarto do seu bebé é muito importante para garantir noites mais tranquilas e longas. Sendo assim, caso não tenha um estore na janela, considere instalar um blackout para que a mudança da luz não interfira o sono.

Sabemos que serão muitas as excursões noturnas ao quarto do seu bebé e para não afetar ou agitar o seu sono, sugerimos a instalação de um dimmer para o controle da iluminação geral do quarto. Caso isto não seja possível, tenha pequenos candeeiros para garantir uma iluminação indireta.

5º Passo: Decoração

Agora que tem o quarto operacional, chegou a hora de decorar! Selecionamos algumas imagens de diferentes estilos para inspirar as futuras mamãs e papás nesta nova aventura.