Não podíamos começar esta categoria com uma melhor combinação: arquitectura e la irriverenza italiana.

Fabio Novembre, arquitecto e designer, nasceu em Lecce no sul de Itália. Depois de ter colaborado com diferentes marcas, como a Bisazza e a Cappellini;  abriu o seu estúdio em Milão, e agora mais propriamente na sua casa.

Escolhemos Novembre não só porque ele representa a irreverência italiana, mas principalmente porque o faz muito bem. As suas experiências passam não só pela arquitectura, mas também pela criação de espaços comerciais ousados. Arrisca sem estar preso a nenhum paradigma. É um entusiasta a usar as formas, as cores, a natureza e a sua simbiose.

A reflexão que fazemos depois de observar o trabalho de Novembre é que ele não vê a arquitectura, os espaços, o conceito de vivência do próprio espaço da mesma forma que a maior parte dos arquitectos que conhecemos. Ele consegue criar ambientes absolutamente extravagantes sem lhes limitar o uso.

No que diz respeito à sua experiência enquanto designer de mobiliário, podemos afirmar que ele coloca a mesma intensidade no desenho de um móvel que coloca quando projecta uma casa. Os protagonistas são quase sempre a forma humana, a natureza e os seres vivos, no geral. A fascinação por estes elementos é notória em quase tudo o que cria.

Do ponto de vista da imagem este é, sem dúvida, um arquitecto extremamente fascinante e expressivo.

Para perceberem de que intensidade estamos a falar, deixamo-vos algumas fotografias de criações assinadas por Fabio Novembre.