Quantas vezes não sonhámos em receber uma visita de uma fada-madrinha e seus ajudantes para nos pôr a casa em ordem? Infelizmente, tirando aquelas visitas esporádicas das nossas mães, essa não é a realidade! Para aqueles que sofrem em busca de um quarto sem roupas e sapatos espalhados por todos os cantos, fizemos uma pequena lista de coisas que o podem auxiliar na organização do seu espaço.

1. Tela em branco

Se tem um espaço reduzido o melhor é apostar no branco! Esta cor reflete 80% da luz que recebe e um quarto cheio de luz aparenta ser maior, é mais confortável e aconchegante. Vocês sabem que as cores têm um poderoso efeito sobre o nosso comportamento e o branco transmite paz e calma? Nada pode ser mais recomendável para um local que se dedica ao nosso descanso!

Tela em branco @pinterest

Caso tenha um quarto mais amplo poderá brincar mais com as cores. Ainda assim, aconselhamos cautela na paleta de cores a escolher! Preferencialmente, mantenha-se na gama dos azuis, verdes, violetas e cinzas ou, se quiser mesmo arrojar, pode também optar pelo preto – uma cor que transmite elegância e sofisticação.

2. Espaços mínimos

Para conseguir movimentar-se pelo seu quarto sem estar sempre a tropeçar nos seus móveis, aconselhamo-lo a deixar sempre uma espaço mínimo livre de 60 cm nas laterais da cama e 80cm nos pés da cama. À frente do armário recomendamos garantir, no mínimo, 1m para que consiga abrir as portas livremente. Lembre-se que estas são as medidas mínimas! Quanto mais espaço conseguir libertar, melhor.

Se está a ponderar substituir o seu armário, considere portas de correr. E se quiser ampliar ainda mais o seu quarto, considere portas de correr em espelho.

3. 2 em 1

Para quem preza um espaço clutter-free e muito bem organizado, uma estratégia a explorar são as peças multifuncionais. O objetivo é não desprezar nenhum espaço e, para isso, opte por uma cama com gavetas sob o colchão – ou adapte esta ideia com caixas. Se não tem espaço para uma mesa de cabeceira, utilize a própria cabeceira como um espaço de arrumação para aqueles itens indispensáveis.

4. A subir pelas paredes

Assim como a cozinha este é um espaço que requer muita arrumação. Sendo assim, use e abuse das paredes! O armário deverá ocupar todo a altura do pé-direito para garantir mais arrumação fechada. Nas outras paredes tenta aproveitar a altura para acrescentar prateleiras para os livros e outras peças que utiliza mais regularmente.

5. Statement Piece

Caso tenha um quarto mais amplo poderá apostar num recanto especial – um espaço dedicado a uma penteadeira ou uma secretária para ser a statement piece do seu quarto. Misture cores, texturas para tornar este corner num espaço singular.