GET YOUR KITCHEN TOGETHER ep 01

Hoje iniciamos um novo capítulo no nosso blog com algumas dicas para a sua casa. Serão quatro posts dedicados às principais áreas da sua casa (cozinha, área social, wc, etc...).  Está a pensar em remodelações? Esteja atento aos próximos posts!

 

Em primeiro lugar tem que identificar que tipo de utilizador de cozinha é. Está na cozinha apenas nos momentos de preparação de refeições? Ou na pré-preparação também? Gosta de ter uma cozinha prática e com ar de que é utilizada diariamente, expondo todos os artigos que utiliza no seu quotidiano? Ou prefere conseguir, com pouco esforço, manter a sua cozinha intacta, sem grande utensílios visíveis? Costuma fazer as suas refeições na cozinha? Ou apenas as mais rápidas?

Apesar de todas estas premissas definirem o projecto para a cozinha que melhor se adequa à sua utilização, há algumas dicas que a tornam, logo à partida, numa cozinha mais bem aproveitada. Operacional.

 

1. Aproveitar o pé-direito todo

Apesar de, em alguns casos, não se preverem módulos superiores nas cozinhas, ou porque há janelas na zona da bancada, ou porque o cliente tem outras áreas de arrumação e gosta da zona de preparação de refeições mais desafogada, quando procuramos optimização do espaço, projetamos armários até ao tecto. Os motivos? Primeiro, maior área de arrumação, mesmo que se considere que nas prateleiras superiores - e de maior dificuldade de acesso - estarão apenas utensílios e louças com menos uso. Segundo, quando se procura uma leitura mais “limpa” para uma cozinha, visualmente esta solução também funciona melhor, uma vez que não há recortes ou vazios sem qualquer utilização.

Kitchen @mydomaine.com


2.Utilizar cores claras

A moda nas cozinhas já passou por várias fases, móveis em madeira escura com frisos e afins, depois conseguimos passar para mobiliário de cor branca, brilhante, mas mantivemos os frisos. Depois tornámo-las o mais clean possível. Brancas. Lisas. Com puxadores ocultos. Tornámos as cozinhas em espaços muito higienizados. Hoje, vemos um bocadinho de tudo. E ainda bem. A madeira mistura-se, agora, com painéis brilhantes saídos de uma sala de esterilização. O cinza aparece a neutralizar as peças cerâmicas cheias de padrões no backsplash. As pedras com as mais variadas nuances. As cozinhas passaram a ser um statement, cheias de personalidade, onde temos vontade de passar cada vez mais tempo.

Em todo o caso, as cores claras são sempre uma opção mais segura , mesmo quando misturadas com outras cores ou texturas, para que haja uma neutralização, principalmente nos elementos que estejam à altura do nosso olhar.

Kitchen @Pinterest


Kitchen @Pinterest


3.Limitar o número de materiais

No seguimento do ponto anterior, este é um tema que também é muito importante a ter em consideração no momento de escolher a materialidade da cozinha. Podemos escolher até dois elementos que sabemos que vão sobressair, ou devido à sua cor, à sua textura ou forma. A título de exemplo, se escolhermos móveis superiores numa cor neutra, os móveis inferiores em folheado de madeira, quando chegar o momento de escolher a pedra e o backsplash temos que ter em consideração que qualquer padrão mais arrojado poderá “chocar” com o veio da madeira e tornar a cozinha num festival de padrões.

Arrojem, mas sejam comedidos no que toca a juntar as amostras todas que o técnico apresenta. Menos é sempre mais!

 

Kitchen @Robson Rak architects + Made by Cohen


 

Kitchen @by Adria Goula


4.Decorar como se fosse uma sala de estar / jantar ou qualquer outra área social

Ao longo das últimas gerações, a cozinha sempre foi o Lugar da casa, sempre foi o sítio de convívio das famílias no dia-a-dia. Mas não era um espaço onde investissem tempo ou dinheiro  na sua decoração, como se fazia nos restantes espaços sociais da casa.

As coisas mudaram um bocadinho, as jovens famílias gostam cada vez mais de cozinhar e conviver enquanto o fazem. Adoram personalizar o espaço, com plantas, livros de culinária, peças decorativas, ervas aromáticas, quadros didáticos e candeeiros suntuosos. A cozinha de hoje em dia tem tudo. E está tão divertida!

Kitchen @Pinterest


Kitchen @Style Curator Pinterest