OBA AMSTERDAM

Férias de Natal e passagem marcada para Amsterdão. Como já conhecia a cidade comecei a pedir dicas a alguns amigos para visitas a locais fora do circuito obrigatório e lá veio a indicação: não deixes de conhecer a biblioteca OBA, tenho certeza que vais adorar. Dito e feito!

Jo Coenen, arquitecto responsável pelo projecto de 28.500m², dedicou-se a criar uma experiência literária e desenhou com a mesma exaustão o exterior e o interior. Ao entrar no edifício sente-se logo a sua magnitude, ainda assim, os pequenos recantos de leitura são tão bem pensados que é fácil esquecer que se está num local desta dimensão. A luz natural invade o interior e os grandes vãos estimulam a contemplação da vista sobre a cidade.

Enfim, são muitos os pontos altos deste projecto, mas há dois tem um algo de especial: a área infantil e a ligação vertical através de escadas rolantes - sim, as escadas rolantes!

Quem viaja para Amsterdão com crianças não pode perder a oportunidade de passar algumas horas por aqui. A área infantil estimula a interação das crianças com o espaço. As estantes semi-circulares permitem a criação de um labirinto e pequenos esconderijos que levam os miúdos directamente ao mundo da fantasia.

Outro elemento que ficou gravado na minha mente foram as escadas rolantes. A iluminação e o posicionamento transformam-nas em elementos escultóricos que fazem a ligação entre todos os pisos. Esses objetos de luz seguem até o vão livre onde servem de apoio para a comunicação das diferentes secções.

Não posso deixar de mencionar o restaurante no último piso - mesmo sem ter lá feito uma refeição - pois a vista vale a visita.