POOL PARTY AT BAD EMS

Alemanha é sinónimo de frio, pelo menos na maior parte do ano, o que, à partida, invalida qualquer pretensão de mergulhar numa piscina. Mas os alemães não se deixam intimidar e apostam na construção dos melhores complexos de piscinas que se possa imaginar! Claro está que a água das piscinas exteriores, no inverno, não se encontra a menos de 30ºC; claro está que eles "consomem" este tipo de infra-estruturas numa lógica não apenas lúdica, mas também - e principalmente - de tratamento.

O escritório 4a architekten é o autor de Emser Thermes em Bad Ems, entre muitos outros complexos desportivos e termais espalhados pela Alemanha, que iremos mostrar-vos mais tarde.

Contudo, escolhemos Bad Ems porque marca pela diferença aquilo a que estamos habituados a conhecer como espaços públicos que incluam um programa de piscinas interiores, exteriores, spa e termas. Este é um edifício que se distingue não só pela sua forma (e como esta se conjuga com os vários ambientes na envolvente natural e urbana); pela maneira como acompanha e abraça a paisagem através da eliminação de todos os ângulos rectos; pela abertura da nave para o rio abreviando a distância entre o interior e exterior, mas também pela sua materialidade.

O vidro e a madeira são  muitas vezes utilizados em contextos mais privados, ou de menor escala. Aqui,  essa conjugação aparece quase fora de escala e transmite uma sensação de conforto e redução do espaço à dimensão humana, diminuindo a desproporção entre o homem e um edifício com uma volumetria desta grandeza.

Além disso, a cor, agora sim, uma característica de espaços com esta temática, também está presente e é trabalhada de forma muito dinâmica e, simultaneamente, aprazível.                                                                                                                                                                                       

Segundo a reflexão dos próprios autores,  este é um exemplo de sucesso em como a conjugação entre uma cultura termal e lúdica e a arquitectura contemporânea podem convergir numa atmosfera com standards de design e conforto extremamente elevados.