A Stahl House é, sem qualquer dúvida, um ícone da arquitectura norte-americana do século XX. Projectada pelo arquitecto Pierre Koenig sob o atento olhar do proprietário e designer Buck Stahl, a casa foi construída em Hollywood Hills, em Los Angeles.

Numa total representação do estilo moderno, com  open spaces, grandes panos de vidro,cobertura plana e com uma vista para downtown LA de tirar o fôlego, a casa Stahl organiza-se à volta da piscina. A sua planta em L não só divide o espaço, um eixo abriga a área social e o outro o espaço privado, como intencionalmente afasta a entrada da área social. Este gesto transforma o percurso numa experiência, num momento de contemplação sobre a cidade.

Em 1960, um ano após a sua conclusão, a casa foi fotografada por Julius Shulman para o programa Case Study Houses, da Revista Arts & Architecture. O ensaio a preto e branco conseguiu desmistificar o modernismo e realçar a sua elegância e simplicidade ao fotografar duas mulheres que parecem flutuar sobre a cidade cintilante. As fotografias correram o mundo e transformaram a Case Study House #22 no símbolo do California Dream. Desde então, esta casa transformou-se no cenário perfeito para diversos editoriais de moda, campanhas publicitárias, filmes e até um episódio dos Simpsons.

[metaslider id=930]